quarta-feira, 21 de junho de 2023

Pernambuco decreta situação de emergência por superlotação de UTIs neonatais e pediátricas





Pernambuco decretou situação de emergência em saúde pública por superlotação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais e pediátricas no Estado.

O decreto ocorre devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e foi publicado na edição extra do Diário Oficial dessa terça-feira (20). A medida já está em vigor e tem prazo de 90 dias.

Segundo o documento, assinado pela governadora Raquel Lyra, foi levado em consideração a superlotação nas emergências dos hospitais do Estado, que estão com "expressiva taxa de ocupação de leitos".

O decreto informa, ainda, que são necessárias medidas "urgentes" voltadas à prevenção, controle e ampliação da rede de atenção à saúde infantil, mas não informa quais iniciativas serão tomadas. "As ações e os serviços públicos de saúde voltados à contenção da emergência serão articulados pela Secretaria de Saúde, a qual caberá instituir diretrizes gerais para a execução das medidas necessárias, podendo, para tanto, expedir normas complementares", diz o documento.

A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a Secretaria Estadual de Pernambuco para saber quantas crianças aguandam por leitos de UTI no Estado e quais medidas estão sendo adotadas para minimizar a espera, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário