O Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realizou, nesta quarta-feira (28), uma ação de panfletagem no Hospital das Clínicas, no Recife, com o objetivo de divulgar os serviços oferecidos pelo Centro, no Dia do Orgulho LGBT+. O HC foi escolhido como local da ação devido ao seu importante papel como hospital-escola e por abrigar desde 2014 o Espaço de Acolhimento e Cuidado Trans, referência em serviços de saúde para a população trans no estado.
Mais de 50% dos atendimentos realizados pelo CECH são direcionados à pessoas trans ou travestis. Durante a panfletagem, foi distribuído o novo material de divulgação do Centro, com o intuito de informar e conscientizar a população sobre os serviços oferecidos e apresentar os canais de denúncias de violações direcionadas à população LGBT+. “Conscientizar a sociedade quanto aos direitos desse público e combater a LGBTfobia é um dever do poder público, mas uma tarefa também de todos que compactuam com o respeito à pessoa humana, independente da sua orientação sexual ou identidade de gênero”, destacou a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota.
A Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH0, por meio do Centro, registra uma média de 53 atendimentos contínuos por mês e atua no acolhimento, orientação jurídica, assistência psicológica e encaminhamentos para vítimas de violência e discriminação LGBT+. As violações mais comuns que chegam ao Centro incluem a LGBT+fobia institucional, familiar e transfobia. Além disso, a demanda por retificação de nome de pessoas trans por meio da assistência jurídica prestada também é significativa.
Denúncias de violações contra à pessoa LGBT+ podem ser feitas através do Disk 100, do Governo Federal; do 190 da Polícia Militar de Pernambuco; do 3182.7604 ou 3182-1613, da ouvidoria da SJDH; ou do 3182-7665, do CECH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário