sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Confira a coluna Politicando desta sexta-feira


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

O moído da semana - A semana esquentou em Santa Cruz do Capibaribe com a entrevista concedida pelo vereador Carlinhos da COHAB ao amigo Marcondes Moreno, na noite da última segunda-feira. Carlinhos cobrou do grupo liderado pelo empresário Allan Carneiro o cumprimento de um acordo, que teria sido celebrado nos bastidores da Câmara, momentos antes da eleição para a mesa diretora, ocorrida no dia 1º de janeiro de 2021.

O acordo - Carlinhos também participou do programa Rádio Debate e cobrou hombridade e ‘vergonha na cara’, além de dizer que o grupo de Allan deveria honrar com o compromisso, que teria sido feito em torno da eleição de Capilé para o comando da Casa de Leis para o biênio 2021/2022 e a eleição de um integrante do grupo Taboquinha para a presidência no biênio 2023/2024.

A cobrada - O vereador chegou a dizer que não em pretensões de disputar a presidência no próximo mês de dezembro, mas lembrou que outros três vereadores compõe o bloco Taboquinha, Augusto Maia, Vando da Sertec e Flávio Pontes e, portanto, um deles deveria receber os votos da bancada ‘verde’.

O contra-ataque - O grupo liderado por Allan tratou de enviar nota a imprensa e tratou de rebater as declarações de Carinhos. “Sobre as declarações do vereador Carlinhos da COHAB, veiculadas no blog Polo Mais e repercutidas no Rádio Debate desta terça-feira, o suplente de deputado estadual Allan Carneiro e os vereadores da bancada Mudança e Trabalho esclarecem que são mentirosas”, diz trecho da nota.

Sem acordo - “Nunca existiu e nem existe qualquer acordo entre os grupos partidários, verde e vermelho, seja no ato de composição da atual mesa diretora da Câmara de Vereadores ou em quaisquer desdobramentos relacionado a articulação para o biênio 2023/2024”, segue a nota.

Sem acordo II - “Os parlamentares do grupo verde são livres e irão atuar na composição da mesa diretora de forma idônea e comprometida com a Casa do Povo”, finda a nota, que é assinada por Allan Carneiro e pelos vereadores, Capilé da Palestina, Emanuel Ramos, Zeba Climério, Irmão Soares e Nega. O detalhe é que, com exceção de Capilé, nenhum dos outros vereadores presenciou a reunião.

Uma coisa é certa: Alguém está mentindo, já que as versões para o desfecho da reunião ocorrida nos bastidores da Câmara são completamente distintas. Ou Carlinhos criou uma estória mirabolante, cheia de personagens e com um roteiro dramático, ou então Capilé e Allan estão simplesmente mentindo, na cara dura, apenas para não cumprir um acordo feito dois anos atrás.

Apoio aos estudantes - Assim como aconteceu no último domingo, dia 13, a prefeitura de Brejo da Madre de Deus, por meio da secretaria municipal de educação, disponibilizará no próximo domingo, dia 20, ônibus gratuitamente aos estudantes do município que farão as provas do Enem.

Conforto e comodidade - “Além de pensar na segurança dos alunos, o nosso desejo é estimular a participação de todos no exame. O transporte gratuito é uma preocupação a menos para os estudantes, que naturalmente ficam nervosos e ansiosos devido às questões da prova, como também, é uma forma de proporcionar mais conforto e comodidade para eles”, destacou o prefeito Roberto Asfora.

A transição tá moendo - As equipes de transição do governo eleito de Raquel Lyra e do atual governo Paulo Câmara se reuniram, na tarde desta quinta-feira (17), no Recife. Na ocasião, foram discutidos assuntos para aprofundamento de diagnósticos e planejamento dos primeiros meses do futuro governo.

Pontos em pauta - Coordenadora da equipe de transição, a vice-governadora eleita, Priscila Krause, ressaltou que o início das aulas no próximo ano, a situação fiscal, o aumento dos casos de Covid-19 e o carnaval são alguns pontos de atenção para o planejamento.

Os times - Estiveram presentes na reunião o coordenador de transição do atual governo e secretário da Casa Civil, José Neto; os secretários Décio Padilha (Fazenda), Alexandre Rebelo (Planejamento) e Marília Lins (Administração), além da procuradora-geral adjunta, Giovana Andréa Gomes.

E para finalizar, perguntar não ofende: Baseado no que vimos e ouvimos essa semana, você, amigo leitor, teria coragem de fazer um acordo com um político de nossa cidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário