sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Confira a coluna 'Politicando' desta sexta-feira


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Zoada - O clima esquentou na Câmara de Vereadores da cidade de Toritama e, mais uma vez, o presidente da Casa, Ferreirinha Carvalho, teve que encerrar a sessão antes do horário previsto.

O motivo - A polêmica, desta vez, se deu em decorrência da apresentação de um projeto que prevê a criação de mais um cargo de assessor parlamentar, com salários que beiram os três mil reais. Teve de tudo um pouco... Dedo em riste, bate-boca e quebra de decoro.

‘Pra que tanta pressa?’ - Segundo a vereadora Carol Gonçalves, que esteve da sessão, o tema é delicado e merece um maior debate em torno dele. Em participação no programa Rádio Debate ela disse que se mostrou surpresa com o pedido de urgência para a votação da matéria, que, caso seja aprovada, passa a vigorar a partir de 2023.

Nem todos merecem - Ela disse ainda que não é contrária a aprovação do projeto.  A vereadora afirmou que para aqueles vereadores que levam a sério o exercício do mandato, mais um assessor parlamentar é sim, algo necessário, no entanto, ela disse que nem todos na Câmara de Toritama precisam de mais um assessor.

Vai passar sim - Apesar de todo o moído na sessão desta semana, a matéria será sim aprovada e, precisando ou não, trabalhando muito ou não, todos os vereadores toritamenses terão mais um assessor a partir de 2023.

Mágoas expostas - Já em Gravatá teve lavagem de roupa suja na Câmara local.  No uso da tribuna, o vereador O Léo Giestosa resolveu detonar com o ex-secretário de Saúde do município, Dr. Edson de Souza e com o ex-secretário executivo da pasta, Frailan Mota. Léo disse que faz parte da bancada governista, só não sabe até quando e chamou a atenção de todos para a existência de uma verdadeira “quadrilha”, que estaria agindo na Saúde de Gravatá.

Denúncia grave - O vereador bateu forte e disse que Frailan beneficiou algumas pessoas, configurando ‘tráfico de influência’ e que a falta de medicamentos enfrentada atualmente pelo governo se deve a empresa licitada para fornecimento de medicamentos à época da gestão de Dr. Edson e Frailan.

Denúncia grave II - Giestosa disse que não é otário e chamou os ex-secretários de Saúde de palhaços. Ele seguiu e fez mais uma grave acusação, a afirmar que a folha de pagamento da Secretária de Saúde, quando gerida pela dupla, mantinha uma espécie de folha de pagamentos especiais, cujo pagamento acontecia de forma diferencia e privilegiada.

E tome denúncia! - Léo parabenizou o prefeito, Padre Joselito, por ter expulsado Dr. Edson e Frailan da Prefeitura e disse que em Gravatá, ‘Frailan não cantaria de galo’. Ele ainda disse que os gravataenses ficaram em segundo plano na montagem da equipe da secretaria de Saúde de Gravatá, em detrimento a pessoas de outros municípios, em especial, de Brejo da Madre de Deus, que seriam, segundo ele, indicadas por Frailan e Dr. Edson.

Ele esteve lá - Frailan apareceu na sessão e chegou a bater boca com o vereador, bem no momento em que o mesmo proferia o seu discurso na tribuna da Câmara. Ele chegou a apontar seu aparelho celular para Léo, insinuando ter no mesmo, mensagens que pudessem colocar em xeque as palavras do legislador.  

Tudo normal - Sobre o grande número de pessoas de outras cidades na pasta da Saúde, Frailan disse ao Blog Pernambuco Notícias que todas as contratações aconteceram de forma legal e dentro dos ditames do processo seletivo organizado pela Prefeitura de Gravatá.

Transparente - Já quanto o processo licitatório para contratação de empresa fornecedora de medicamentos, ele disse que tudo aconteceu dentro da ‘maior transparência possível’, não havendo nenhuma irregularidade.

Quando Deus quiser - Enquanto isso, em Santa Cruz do Capibaribe, segue o moído em torno da obra de reforma do plenário da Câmara de Vereadores. Inicialmente prevista para ser entregue em novembro, a obra já teve outras datas para sua inauguração e agora, segundo o presidente Capilé, será entregue, se Deus quiser, entre os dias 10 e 15 de dezembro, ou seja, duas semanas antes do final do seu mandato como comandante daquela Casa de Leis.

Onde Ele permitir - Capilé ainda confirmou que a eleição para a Mesa Diretora que comandará o Legislativo local até dezembro de 2024 também ocorrerá nas próximas semanas, sem data, nem local, ainda definidos.

O que Capilé quer - O plano do presidente é fazer a eleição na Câmara de Vereadores, com a obra do plenário, enfim, entregue, no entanto, nem ele mesmo confia nos prazos dados, tanto é que prefere deixar em aberto onde e quando realizará a eleição. 

Pagamento facilitado - A prefeitura de Brejo da Madre de Deus ampliou o prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). A nova data para a quitação do imposto ficou para o dia 23 de dezembro.

Pagamento facilitado II - Os contribuintes podem optar pelo parcelamento em até doze meses. O pagamento do IPTU até a data limite isenta do pagamento de juros e multas. Os carnês de IPTU já foram entregues nas residências dos contribuintes e o pagamento é exclusivamente no setor de tributos do município.

Pagamento facilitado III - “Através do pagamento do IPTU você contribui com o desenvolvimento do município e a cidade cresce”, disse o prefeito Roberto Asfora, que frisou ainda que os contribuintes que pagarem em dia o imposto concorrerão a um carro 0km, uma moto 0km, uma geladeira, um fogão, uma Smart TV, um vídeo game, um Micro Sistem, uma caixa de Som amplificada, um celular e mais um lindo relógio.

E pra finalizar, perguntar não ofende:  Quando esse pessoal que se encontra em frente a quartéis, ou que passa o dia em redes sociais espalhando notícias falsas, ira se conformar, de uma vez por todas, que Jair Bolsonaro perdeu a eleição para Lula?

Nenhum comentário:

Postar um comentário