terça-feira, 4 de junho de 2024

Especialista alerta para problemas com infiltrações em condomínios decorrentes das chuvas


Manchas, mofo, bolores e bolhas são alguns dos problemas gerados pela infiltração, que ocorre quando a água entra na estrutura do prédio ou da casa, ocasionando diversos problemas. Desta forma, com a proximidade do período de inverno, que já tem início em meados de junho em todo o Brasil, síndicos e moradores de condomínios devem redobrar a atenção e ficar atento a qualquer sinal.

Algumas das principais causas de infiltrações em apartamentos estão atreladas, principalmente, em erros de execução, fim da vida útil de alguns materiais, canos com vazamentos, falhas de projetos, falta de impermeabilização necessária e a ausência de manutenção, que deve ser feito em períodos estabelecidos pela construtora.

De acordo com o engenheiro e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), André Leal, ao primeiro sinal, medidas precisam ser tomadas. “Ao identificar a infiltração é necessário realizar testes de estanqueidade, inspeção e a percussão. Embora em geral as chuvas mostram o problema, esse teste natural é o melhor. Além disso, é importante ficar atento às áreas mais vulneráveis dos condomínios que são a fachada e a cobertura”.

Logo, o síndico e os condôminos devem ficar atentos aos primeiros sinais, e realizar uma manutenção preventiva e contratação de empresa especializada para estudo técnico. “Nesta situação é recomendado a contratação de empresa especializada para intenção correta de reparo. Não deixar o problema evoluir para manchas, mofos e bolores”, destaca o engenheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário