sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Confira a coluna 'Politicando' desta sexta-feira


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe. E hoje a coluna chega a sua 20ª edição, há exatos 23 dias do primeiro turno da eleição deste ano.

Zé liberado - A notícia que ecoou na madrugada desta sexta-feira foi a decisão da Justiça, em caráter liminar, que liberou o registro de candidatura de Zé Augusto Maia, que este ano disputa o cargo de deputado federal.

Aliviado - “Acabamos de receber a notícia que conseguimos uma liminar suspendendo os efeitos das contas do TCU, desta forma Zé Augusto tem todas as chances de ter seu registro de candidatura homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral”, publicou Tallys, filho de Zé Augusto, em grupos de Whatsapp.

Bom pra Zé - A decisão representa uma baita vitória para Zé, que ainda convivia com o fantasma dos tribunais, que o assombrava há um bom tempo. Há dez anos ele não disputava uma eleição, tendo, nesse meio tempo, apoiado outros nomes ou escalado seus filhos para as disputas nas urnas.

Agora vai... - Zé Augusto poderá, enfim, colocar sua campanha nas ruas, uma vez que as manifestações ocorridas até o momento aconteceram de forma tímida, sem nenhum grande evento em Santa Cruz do Capibaribe, sua terra natal e principal base política.

A estratégia - Ainda sem ser inaugurado, o comitê de Zé Augusto, localizado às margens da PE-160, fala muito do que será sua campanha. Faltando apenas três semanas para o pleito, Zé irá colar seu nome ‘apenas’ ao de Marília Arraes, deixando de lado o ‘estadual’.

A estratégia II - Como não chegou ao tão sonhado ‘acordo’ com Diogo Moraes, Zé adotará a estratégia do “vote em quem quiser para estadual, mas vote em mim para federal”. Dessa forma, ele teoricamente não desagrada ninguém, já que não partirá para embates locais com os candidatos a deputado estadual ‘filhos da terra’.

A estratégia III - De quebra, Zé semeia seu roçado para 2024 (ou antes disso), quando, aí sim, ele tomará posições e estará disposto a agradar a alguns e desagradar um monte de gente.

O mesmo moído de sempre - Enquanto isso, o ex-vice-prefeito Dida de Nan concedeu entrevista ao amigo Ney Lima e novamente fez queixas em relação ao tratamento que tem recebido do casal Edson e Alessandra Vieira.

Cada um pensa de um jeito - Dida falou do porquê não participar dos eventos promovidos pelo grupo Boca-preta até este momento da campanha. “Já fui em alguns eventos à convite de Alessandra, mas por conta do meu apoio político ao candidato a deputado federal Mendonça Filho, se criou esse clima. Queria que as equipes do ex-prefeito Edson Vieira procurassem entender esse lado. Edson precisa de voto, Alessandra precisa de voto, a gente está junto. E acho que não é motivo da gente está se desentendendo, mas cada um pensa de um jeito”, disse ele.

A tão esperada ligação - Meses atrás Dida disse em entrevistas que esperava apenas uma ligação telefônica para sentar com Edson e Alessandra e definir qual seria o seu papel na eleição deste ano. Não sei se a tal ligação aconteceu, mas, Dida foi a casa do casal e posou para fotos ao lado de Miguel Coelho, quando de sua vinda ao São João da Moda.

Dida quer conversar - Agora, novamente, ele diz que aguarda um contato, uma ligação, para ser chamado a participar das movimentações políticas do grupo azul. “Eu queria uma conversa, um entendimento, uma coisa fácil, mas que se torna difícil”.

Não estão muito afim... - Na entrevista a Ney, que foi ao ar no quadro ‘Olho no Olho’ desta terça, Dida ainda disse perceber um certo desinteresse por parte de Edson e Alessandra para contar com a sua presença nos eventos, até mesmo nos realizados em Poço Fundo, distrito onde reside Dida, mas que tem o vereador Caetano Motos como principal referência de Edson e Alessandra.

Uma coisa é certa: Ninguém aguenta mais esse moído de Dida x Edson. Já passou da hora de ambos deixarem claro para o eleitorado Boca-Preta suas reais intenções.

Pergunta 1 - Afinal de contas, Edson quer ou não Dida em seus eventos de campanha?

Pergunta 2 - E Dida, essa chateação e/ou ‘carência’ se resolvem mesmo com apenas uma ligação de Edson ou Alessandra?

Uma coisa é fato - Com adesivo, santinho ou praguinha de Mendoncinha, Dida não é bem vindo em evento do grupo Boca-Preta.

Piso da enfermagem em pauta - O deputado estadual Diogo Moraes e a candidata a deputada federal Priscila Ferraz estiveram reunidos, na noite de terça, na inauguração do comitê da postulante. O evento, realizado no bairro da Torre, Zona Norte do Recife, reuniu diversos profissionais da saúde, além de pessoas de diferentes áreas da cidade.

Piso da enfermagem em pauta II - "Vivenciamos recentemente um episódio muito triste da luta pelo fortalecimento da enfermagem, que foi a suspensão do piso. Porém, sabemos que essa medida não se sustenta. É uma luta de mais de 25 anos que foi aprovada e precisa ser cumprida. A enfermagem não vai se calar, vocês merecem essa vitória”, disse Diogo, frisando a necessidade do cumprimento do piso salarial para esses profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário