sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Confira a coluna 'Politicando' desta sexta-feira


No ar mais uma coluna ‘Politicando’, com os principais fatos da sempre animada (ou quase sempre) cena política de Santa Cruz do Capibaribe.

Semana tensa - O clima pesou definitivamente entre o prefeito Fábio Aragão e o ex-prefeito Zé Augusto Maia, que este ano disputa uma vaga na Câmara Federal. Há algum tempo a relação de ambos esfriou, chegando ao ponto de, mesmo estando em um só grupo político, ambos divergirem em praticamente todos os votos para a eleição deste ano.

O começo - No último domingo, em plena passeata da dupla de candidatos apoiados por Fábio e pelo vice-prefeito Helinho Aragão, Diogo (estadual) e Da Fonte (federal), Zé augusto apareceu em meio ao povo, fazendo fotos, vídeos e distribuindo material de campanha. Essa história, claro, não poderia ter um desfecho tranquilo.

Os desdobramentos - No dia seguinte a passeata, em plena manhã de segunda-feira, Fábio foi ao programa do amigo Alberes Xavier, na Rádio Vale, e lá disse que havia ficado muito chateado com a atitude de Zé Augusto. Ele expôs suas mágoas e deixou claro que Zé não tem seu apoio, nem do seu grupo de apoiadores, para a eleição deste ano.

Segue o moído - Na Rádio Polo, dois dias depois, Fábio voltou a falar sobre o assunto e, novamente, falou sobre suas mágoas. O prefeito comentou sobre a difícil relação entre Zé e seu pai, o ex-vereador Fernando Aragão, relembrou as constantes troca de farpas de ambos e falou de uma grande mágoa dele e de sua família, quando em entrevista, Zé Augusto disse que Fernando teria a ‘estrela de perdedor’ na testa.

Na bronca - Fábio relembrou o histórico de Fernando, de suas conquistas como homem público e frisou a importância de se respeitar a imagem de homem público construída por Fernando ao longo de sua vida.

A resposta - Nesta quinta foi a vez de Tallys e Augusto, filhos de Zé, irem a Rádio Polo. Em síntese, a dupla saiu em defesa do pai, disse que não apenas eles, mas toda a família Maia pediu votos para Fernando em 2016 e para Fábio em 2020, anos em que ambos disputaram a Prefeitura de Santa Cruz, e deixaram em aberto o futuro da parceria política Maia/Aragão.

A frase infeliz - Mas o rebuliço deu-se mesmo quando Tallys disse que as divergências entre a família Maia e Fernando haviam ficado no passado e teriam, segundo ele, “ido com Fernando em seu caixão”, no dia do seu sepultamento.

A revolta - A frase não foi digerida pela família de Fernando... Em grupos de Whatsapp a filha de Fernando, Simone Aragão, externou toda sua indignação e exigiu de Tallys respeito ao nome de Fernando. Segundo ela, Tallys foi ingrato e desrespeitoso. “Do meu pai você não fale mais, lave sua boca!”, disse ela.

Consequências e sequelas - O áudio de Simone ecoou forte no final da manhã desta quinta e é, na verdade, apenas um recorte de uma semana tensa, que serviu de cenário para mais um duro embate Aragão x Maia. As consequências eleitorais só poderemos aferir na noite do próximo dia 2 de outubro, com a divulgação dos resultados das urnas. As sequelas políticas, essas sim, deverão ser bem mais profundas, e, talvez, com desdobramentos dramáticos em um dos mais tradicionais grupos políticos do interior de Pernambuco.

Mudando de assunto – Acontecerá na noite de hoje em Santa Cruz do Capibaribe a primeira grande passeata de apoiadores do ex-presidente e candidato Lula. O evento, denominado ‘Lula Folia’ tem concentração marcada para às 18 horas e 13 minutos e acontecerá na Avenida Maestro Alexandre, próximo a Academia Republic.

Teste de fogo - De caráter suprapartidário, mas com clara predominância de eleitores e apoiadores do grupo Taboquinha, o ato tem como principal objetivo demonstrar a força do candidato petista na cidade, vista ainda como uma ‘Ilha bolsonarista’, já que em 2018 foi a única onde Bolsonaro venceu o então candidato do PT a presidência, Fernando Haddad.

Nome forte - Enquanto isso, e Taquaritinga do Norte, a eleição deste ano está servindo para a consolidação do nome do empresário Allyson Dias, o Allysinho, na cena política local. Ele verdadeiramente arregaçou as mangas e participado efetivamente de atos de campanha dos candidatos Diogo Moraes e Ricardo Teobaldo.

Nome forte II - Allysinho planta agora o que pretende colher em 2024, quanto pretende disputar a Prefeitura da Terra do Café, com o apoio do prefeito Lero, de vereadores e, óbvio da dupla de deputados apoiada por ele na eleição deste ano.

E para finalizar, perguntar não ofende: Qual dos candidatos ao governo do estado fará a melhor ‘última semana de campanha’ e disputará o segundo turno contra Marília Arraes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário