segunda-feira, 8 de julho de 2024

Inovação e empreendedorismo: Componentes cada vez mais integrados à formação acadêmica


Inovação e empreendedorismo têm se tornado componentes cada vez mais integrados à formação acadêmica das instituições de ensino superior focadas em desenvolver a capacidade de identificação e criação de oportunidades, tão importantes para o enfrentamento de desafios da ciência e sociedade contemporâneas.

Recente pesquisa (divulgada em dezembro de 2023) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da Agência de Inovação Inova Unicamp, identificou que 40% dos entrevistados demonstravam o desejo de empreender. Entre as motivações destacadas estavam o desejo de alcançar o sucesso financeiro (49%) e o anseio de criar um impacto positivo no mundo por meio de novas soluções (41%). Cerca de 80% dos participantes disseram ainda não ter cursado disciplinas de empreendedorismo.

Há pesquisas que apontam componentes genéticos e fatores familiares como fortes influenciadores da intenção empreendedora. Outras, defendem que as competências empreendedoras estão ligadas ao processo de aprendizagem e podem ser desenvolvidas ou alteradas através da educação (formação e estudo), da experiência (profissional e empreendedora) e da observação.

No Agreste de Pernambuco, a Faculdade Integrada Cete – FIC Garanhuns – é uma forte incentivadora da inovação acadêmica, nos mais diversos aspectos. Nessa vertente, além das disciplinas que abordam a inovação e o empreendedorismo, a unidade de ensino conta com o Núcleo Carreiras (já em atividade) em parceria com o mais novo Hub FIC, incubadora de novas ideias, que visa incentivar o empreendedorismo e a inovação (que vai ser inaugurada neste mês de julho).

O coordenador de Inovação da FIC Garanhuns, Luiz Henrique Carvalho, destaca que esse é um forte diferencial que a instituição carrega. “O empreendedorismo durante a formação acadêmica facilita a inserção no mercado de trabalho, pois auxilia o desenvolvimento de habilidades que o mercado exige para que o profissional se destaque. Isso ocorre por meio da inovação e interdisciplinaridade, que leva o aluno a assumir riscos e a desenvolver novos produtos, baseados em soluções de problemas, até mesmo nos ramos da Saúde e Direito. Além disso, apresentamos fortes aliadas como ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional, a exemplo de redes sociais, aplicativos e outros programas úteis”.

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