sábado, 1 de outubro de 2022

Um raio-x eleitoral - Como chegam os ‘filhos da terra’ no dia D das eleições 2022


Faltando pouco mais de 24 horas para a abertura do processo de votação, cresce nos bastidores da política local a expectativa em torno do desempenho dos políticos santa-cruzenses que este ano disputarão cargos eletivos.

Candidatos a deputado estadual, federal e até mesmo uma candidata a vice-governadora serão votados amanhã por pernambucanos dos quatro cantos do estado. Vamos então a uma rápida análise sobre como eles chegarão às urnas e as perspectivas, tanto do ponto de vista político, quanto jurídico.

Candidatos a deputado estadual:

Allan Carneiro: O jovem empresário parece ter tomado gosto pela política. Depois de disputar a Prefeitura local em 2020, ele volta às urnas, agora como candidato a deputado estadual. Com uma campanha que prega a diferenciação das promovidas pelos tradicionais grupos da cidade, ele tem promovido eventos de menor porte e até o momento não apresentou bases que chamem a atenção da crônica política. Ele aposta suas fichas no bom retrospecto eleitoral da última campanha, bem como, nos tradicionais ‘porta a porta’ a nas visitas a fabricos e fábricas.

Esta semana Allan teve que lidar com uma pauta negativa em torno do seu nome. A possiblidade dele o seu registro de candidatura ou seu diploma cassado nestas eleições (se eleito), com possibilidade de inelegibilidade (não podendo ser candidato) por 8 anos foi levantada. Ele responde a uma Representação Especial Eleitoral no TRE, por conduta ilícita de entregar bens públicos (veículos tratores) durante o período eleitoral.

Allan não compareceu esta semana a uma audiência para se defender das acusações. A ação judicial eleitoral encontra-se em tramitação no TRE, já em fase final de alegações, com, segundo testemunhas ouvidas, ‘provas contundentes’ contra Allan.

Diogo Moraes: Com bases sólidas espalhadas por todo o estado, Diogo apresenta um projeto eleitoral sólido. Ele vai para a sua quarta eleição estadual e é apontado pelos principais analistas políticos do estado como um forte nome a conquistar mais uma vez uma vaga na ALEPE.

O seu principal trunfo é o apoio de prefeitos bem avaliados em seus respectivos municípios, como, Ângelo Ferreira, de Sertânia, Ivanildo Lero, de Taquaritinga do Norte, Dra. Cátia, de Jataúba, Alexandre Batité, de São Bento do Una e Fábio Aragão, de Santa Cruz do Capibaribe.

Edson Vieira: Assim como Diogo, Edson aposta suas fichas nas bases que o mesmo tem por todo o estado. Edson já foi deputado estadual e prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, sua principal base política.

A semana decisiva, no entanto, foi de pautas negativas para Edson, já que o fantasma da KMC Locadora voltou a assombrar o político.

Em decisão publicada nessa terça-feira, o juiz condenou o ex-prefeito, ex-chefe de gabinete e empresas envolvidas no caso. Candidato a deputado estadual nas eleições 2022, Edson recebeu como pena a suspensão dos diretos políticos por até 12 anos e o pagamento de multa no valor de R$ 1.685.887,80 (um milhão, seiscentos e oitenta e cinco mil, oitocentos e oitenta e sete reais e oitenta centavos).

O processo movido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), investiga contratos entre a Prefeitura de Santa Cruz e uma locadora de veículo apontada na denúncia como fantasma. As denúncias partiram de Ernesto Maia, Carlinhos da COHAB e Deomedes Brito, vereadores há época. Resta saber agora o tamanho do prejuízo político que o fato acarretará na reta final das eleições para Edson.

Tanto Edson, quanto Allan se dizem tranquilos e exibem, principalmente em suas redes sociais, cópias dos seus registros de candidaturas, com os respectivos deferimentos do Tribunal Eleitoral.

Candidatos a deputado federal:

Robson Ferreira: Representante do Bolsonarismo na cidade, Robson trabalhou por quatro anos a ideia de se lançar candidato na eleição deste ano. Para isso, ele se organizou e montou uma significativa estrutura de campanha para usar a aprovação do presidente na cidade como sua principal arma eleitoral.

O fato de não ter unido todos os nomes do Bolsonarismo local em torno do seu nome pode lhe causar prejuízo nas urnas, mas isso só poderá ser aferido quando forem abertas as urnas e conhecidos os resultados.

Zé Augusto Maia: A vida de Zé é uma verdadeira novela política. Com restrições e barrações nos últimos anos, Zé tem agora a oportunidade de voltar a ser votado pelo povo de Pernambuco.

Zé conseguiu apenas nesta quinta-feira o deferimento de sua candidatura no TRE e agora corre contra o tempo para minimizar os prejuízos causados pela demora para conseguir o ‘ok’ da Corte, bem como, de uma candidatura que foi lançada tardiamente, sem o apoio necessário dos principais líderes do seu grupo político. Sua alta popularidade é seu principal trunfo na reta final de campanha.

Outros nomes como, Valdir Paulo e Leão do Norte fizeram campanhas discretas, mas são também representantes da cidade na disputa por mandatos eletivos neste ano eleitoral.

Alessandra Vieira: A santa-cruzense é candidata a vice na chapa encabeçada por Miguel Coelho em uma disputa acirrada por um lugar no segundo turno pelo governo do estado, que promete ser definida e detalhes na eleição deste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário