domingo, 26 de julho de 2020

E depende de quem? - Humberto Costa diz que decisão sobre a permanência do PT na Frente Popular no Estado não depende dele

No Cidade em Foco da Rede Agreste de Rádios, o senador Humberto Costa (PT), relatou suas ações para ajudar o estado e os municípios no combate ao novo coronavírus, comenta sobre a paralisação da BR-104 e volta a defender a aliança do PT com o PSB no Recife.

Humberto Costa detalhou suas ações durante este período de pandemia. Falou dos esforços para mudar o valor de R$ 100 reais para o auxílio emergencial, e a luta do Congresso para que o governo enviasse um novo projeto, com o valor atual de R$600 reais. Culpou o Ministro Paulo Guedes pela não liberação dos recursos aprovados de ajuda aos estados e municípios, que nesse momento sofrem com queda de receita.

O Senador disse que vai procurar saber o que está acontecendo com o andamento das obras de duplicação na BR-104 que se encontram paralisadas. Informou que todos os recursos necessários já foram liberados. Declarou que a pedido do governador Paulo Câmara destinou 50 milhões de reais da emenda de bancada para conclusão da obra.

O petista afirmou que apoia a continuidade da Frente Popular no estado, e que considera importante a manutenção desta aliança. “Para que possamos manter no campo progressista a governança do nosso estado, e também muito especialmente a prefeitura do Recife”. Falou o Senador.

Contudo, esclareceu que essa decisão não depende dele. Revelou que após votação, o Diretório Municipal do Recife enviou um pedido de reconsideração ao Diretório Nacional do Partido. Ele aguarda a resposta e disse que vai acatar a decisão que for tomada.

Com informações do Blog do Alberes Xavier 

Bolsonaro recorre ao STF contra decisão de Moraes que suspendeu contas de aliados

O presidente Jair Bolsonaro, por meio da Advocacia-Geral da União, anunciou neste sábado (25) uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender contas de redes sociais de apoiadores do governo.

A Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) foi protocolada após Moraes determinar a Twitter e Facebook que retirassem do ar contas de influenciadores, empresários e políticos bolsonaristas.

Figuras como o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), Sara Giromini (conhecida como Sara Winter), o blogueiro Allan dos Santos e os empresários Luciano Hang (da Havan) e Edgard Corona (das academias Smart Fit), alvos de investigação no âmbito do inquérito das fake news, tiveram suas contas suspensas nesta semana.

A AGU, em peça também assinada por Bolsonaro, não menciona diretamente os investigados, mas critica medidas judiciais como a tomada pelo ministro.

A ação pede que o plenário do STF suspenda liminarmente as decisões das judiciais que "tenham deferido medidas cautelares penais de bloqueio/interdição/suspensão de perfis de redes sociais".

Segundo o governo, medidas neste sentindo afrontam a Constituição. "Em uma democracia saudável, e efetivamente a liberdade de expressão deve ser plena, bem assim a liberdade de imprensa."

"O bloqueio ou a suspensão de perfil em rede social priva o cidadão de que sua opinião possa chegar ao grande público, ecoando sua voz de modo abrangente. Nos dias atuais, na prática, é como privar o cidadão de falar", ressalta a ação.

Em rede social, Bolsonaro anunciou a medida. "Caberá ao STF a oportunidade, com seu zelo e responsabilidade, interpretar sobre liberdades de manifestação do pensamento, de expressão, ... além dos princípios da legalidade e da proporcionalidade", disse o presidente.

O inquérito das fake news investiga ameaças e disseminação de notícias falsas contra integrantes do STF nas redes sociais e representa um dos principais pontos de tensão entre o Palácio do Planalto e a corte.

Em sua decisão, Moraes afirma que o bloqueio foi determinado "para a interrupção dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática".

Nela, ele reforça o pedido de maio e chama a atenção para o fato de que sua decisão não havia sido atendida pelas plataformas.

Além dos já citados, tiveram os perfis suspensos o empresário Otávio Fakhoury, o blogueiro Bernardo Küster, Edson Salomão (chefe de gabinete do deputado estadual Douglas Garcia, do PTB em SP), o militante do PSL Eduardo Fabris Portella, o youtuber Enzo Momenti, os monarquistas Marcelo Stachin e Rafael Moreno, Marcos Bellizia (porta-voz do movimento Nas Ruas), o empresário Paulo Gonçalves Bezerra, Rodrigo Barbosa Ribeiro (assessor de Douglas Garcia), o humorista Reynaldo "Rey" Bianchi e o youtuber Winston Rodrigues Lima, conhecido como comandante Winston.

Ao serem acessadas, as contas no Twitter apresentam mensagem que diz "conta retida" e que a conta" foi suspensa em resposta a determinação legal". Os perfis no Facebook não aparecem para visualização na busca. Quando acessados diretamente via URL, apresentam mensagem que diz que o conteúdo "não está disponível no momento".

Allan dos Santos, Bernardo Küster, Edson Salomão, Eduardo Portella, Enzo Momenti, Luciano Hang, Marcelo Stachin, Marcos Bellizia, Rafael Moreno, Rodrigo Barbosa, Sara Giromini e Winston Lima tiveram os perfis suspensos no Facebook.

Em nota da assessoria de imprensa, o Twitter afirma que "agiu estritamente em cumprimento a uma ordem legal proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal".

O Facebook afirma que "respeita o Judiciário e cumpre ordens legais válidas".

Com informações da Folha de Pernambuco

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe


Internado por Covid-19 - Estado de saúde de Fernando Aragão segue estável

Fábio Aragão, filho do pré-candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão, enviou nota à imprensa na noite deste sábado onde ele descreveu o estado de saúde do pai, que está hospitalizado na cidade de Caruaru desde a última terça-feira, quando foi diagnosticado com Covid-19. 

Fábio disse que o quadro de saúde de Fernando segue estável e a expectativa é quanto a normalização das taxas de oxigenação do sangue. “Comunicamos que o quadro de Fernando Aragão permanece estável, ele encontra-se no Hospital da Unimed. Esperamos que as taxas de oxigenação do sangue se normalizarem para que ele possa voltar para casa”, disse ele na nota.

“Por enquanto ele está sob constante vigilância médica e Felipe, seu filho, está o acompanhando no quarto de internação. Agradecemos as orações e demonstrações de carinho de todos. Peço em nome de toda a nossa família que continuem orando por ele”, finalizou Fábio Aragão.

sábado, 25 de julho de 2020

Opção de lazer em tempos de Pandemia - Santa Cruz do Capibaribe ganhará Cinema Drive-in

A Zíper Comunicação & Live Marketing anunciou nesta sexta-feira o lançamento do projeto 'Cine Drive-in Zíper', que trará para Santa Cruz do Capibaribe uma opção diferenciada de lazer e de entretenimento para toda a sociedade local. "Será uma grande oportunidade para toda a região, não apenas para Santa Cruz. Todos aqueles que queiram se divertir e sair um pouco de casa, mas sem arriscar a saúde, pois será no conforto e na segurança do seu carro", disse o empresário Edgléirisson César.

O Cine Drive-in Zíper, é em parceria com o Centerplex Cinemas e a Distribuidora Paris Filmes. O público irá assistir filmes recém-lançados, com projeções de última geração e contará com sessões lúdicas e de alto nível técnico. "Serão várias opções, filmes de terror, ação, comédia, enfim, produções para todos os gostos", disse César. 

"Serão apenas 3 dias do Cine drive-in e tudo irá acontecer nos dias 31 de julho, 01º e 02 de agosto, na grande estrutura que será montada no Rota do Mar Complex. O espaço contará com uma mega-estrutura, com uma imensa tela de Led P3, com disponibilidade de manobristas, banheiros, seguindo com todas as medidas de biossegurança, sendo também disponibilizado álcool em gel", frisou César.

César finalizou lembrando que fechou uma parceria comerciantes da cidade que garantirão lanches e refeições de qualidade na estrutura do Cine drive-in. "Como toda exibição de filme pede um bom lanche, o público poderá saborear várias delícias na comodidade do seu carro, realizando o pedido através do WhatsApp, no Cine Drive-in Zíper, e estarão presentes os parceiros: Fátima da Coxinha, Mil Dogs e Dom Cellebre Pizzaria".

Os filmes exibidos serão:

  • Sexta-feira (31/07): Playmobil e John Wick 3- Parabellum
  • Sábado(01/08): Os parças 2 
  • Domingo (02/08): Turma da Mônica Laços e Minha Mãe é uma peça 3 

As vendas dos ingressos estão disponíveis no aplicativo Sympla.

FGTS emergencial - Caixa libera saque em dinheiro de até R$ 1.045 para nascidos em janeiro

A Caixa libera neste sábado (25) a possibilidade de transferência e saque em espécie de até R$ 1.045 (valor do salário mínimo) do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para nascidos em janeiro. Até agora, só estava disponível o crédito na poupança social digital, que pode ser movimentado somente pelo aplicativo Caixa Tem.

A Caixa divulgou um calendário de crédito na poupança digital ou saque de até R$ 1.045 conforme a data de nascimento do trabalhador. Confira o calendário abaixo:

O governo anunciou o saque emergencial do FGTS por meio da Medida Provisória 946, em função da pandemia do coronavírus. Tem direito a até R$ 1.054 do FGTS todo trabalhador que tenha saldo em contas ativas ou inativas no FGTS. Se você tiver R$ 500 no FGTS, pode sacar esses R$ 500 e se você tiver R$ 500 mil, tem acesso aos mesmos R$ 1.045.

Cada trabalhador tem direito a um saque, independentemente do número de contas. Se o trabalhador possuir mais de uma conta, o saque será feito primeiro das contas de trabalho extintos, com início pela que tiver menor saldo, e depois das demais contas, também pela que tiver menor saldo.

A poupança social digital é aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. É possível acessar essa poupança pelo aplicativo Caixa Tem e pagar boletos ou contas, ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos.

Somente a partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, de acordo com o mês de nascimento, os trabalhadores podem transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custos, pelo aplicativo Caixa Tem, ou realizar o saque em espécie nos terminais de autoatendimento da Caixa e em casas lotéricas, utilizando o código que deve ser gerado no app.

Ao todo, são mais de 60 milhões de brasileiros com contas do FGTS, dos quais 20 milhões não têm conta em banco. A medida do saque emergencial do FGTS deve injetar até R$ 36,2 bilhões na economia. Para 30,7 milhões de cotistas, a liberação fará com que a conta do FGTS fique zerada.

Os trabalhadores podem consultar o valor que vão receber por meio do aplicativo do FGTS ou pelo Internet Banking da Caixa.

No aplicativo FGTS, você precisa baixar o app, selecionar a opção "cadastre-se" e preencher todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Depois, deve cadastrar uma senha de acesso, numérica, com seis dígitos.

Para quem já usava o aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes. Se você é cliente da instituição financeira, pode acessar o extrato do FGTS no internet banking no computador ou no aplicativo Caixa pelo celular ou tablet.

No site da Caixa (na opção Saque Emergencial FGTS), o trabalhador precisa informar o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social). Depois será preciso informar a senha internet, que é a mesma senha que o trabalhador usa para acessar seu extrato no site da Caixa. Caso não lembre, terá de escolher entre recuperar ou cadastrar nova senha.

Bom lembrar que o NIS (também chamado de NIT) e o PIS/Pasep são o mesmo número, a diferença é que eles são gerados em bases de dados diferentes. Vencida a etapa senha, o sistema pede que o usuário informe um número de telefone celular para envio de informações por SMS. Posteriormente, o site exibe o saldo de uma ou mais contas até o limite de R$ 1.045.

Na última etapa o sistema informa a data em que o dinheiro será depositado na conta poupança social digital e o valor que você terá direito até um salário mínimo. Nesta fase, o trabalhador poderá cancelar o depósito clicando em "Não quero receber".

Mesmo depois que o dinheiro for depositado, o trabalhador poderá desfazer o depósito. E caso o beneficiário não movimente o dinheiro na Poupança Social Digital até 30 de novembro, o valor retorna à conta do FGTS.

Com informações de 'O Globo'

Novo exame de Bolsonaro dá negativo para Covid-19

Após novo exame, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) testou negativo para a Covid-19. A informação foi divulgada pelo presidente em publicação nas redes sociais no início da manhã deste sábado (25). Bolsonaro estava com coronavírus desde o dia 7 de julho, mas sempre apresentou sintomas leves da doença. 

Ele publicou uma foto dele segurando uma caixa de hidroxicloroquina acompanhando postagem em que informa ter dado negativo novo teste de Covid-19. "Bom dia a todos", disse o presidente, em uma imagem tomando café no Palácio do Alvorada.

Este foi o quarto teste de Bolsonaro após ser diagnosticado com o coronavírus no início deste mês. Desde que anunciou ter sido contaminado, em 7 de julho, o presidente tem realizado agendas oficiais por videoconferência. Ele afirma só se reunir pessoalmente com auxiliares que já tiveram o vírus.

Nos últimos dias, no entanto, ele adquiriu o hábito de caminhar até a entrada do Palácio da Alvorada no final das tardes para acompanhar o arriamento da bandeira. Mesmo permanecendo separado do público por um espelho d'água, ele causa aglomeração de apoiadores no local.

No dia 15 de julho, Bolsonaro revelou que seu segundo exame ainda havia identificado a Covid-19 em seu organismo -ele só deve voltar ao trabalho após testes clínicos indicarem que ele não tem mais o vírus.

Na última terça (21), em conversa com apoiadores em frente ao Alvorada, o presidente disse por exemplo que gostaria de realizar uma viagem ainda nesta semana para o Piauí caso seu novo exame atestasse a sua recuperação.

Desde o início da crise mundial do coronavírus, Bolsonaro tem dado declarações nas quais busca minimizar os impactos da pandemia e, ao mesmo, tratar como exageradas algumas medidas tomadas no exterior e por governadores brasileiros.

Ele também provocou aglomerações, muitas vezes sem uso de máscara recomendada para evitar o contágio da Covid-19.
Bolsonaro tem divulgado que se tratou da doença com a hidroxicloroquina, medicamento sem efeito comprovado para a doença e com efeitos colaterais associados a seu uso.

No último dia 19, em frente a um grupo de apoiadores, ele tirou do bolso uma caixa do remédio e acenou com ela para o público. Nesta semana, os ministros Onyx Lorenzoni (Cidadania) e Milton Ribeiro (Educação) também anunciaram que seus exames deram positivo para a Covid-19.

Com informações da Folha de Pernambuco

sexta-feira, 24 de julho de 2020

"Verdadeiro gol de placa!", por Zé Minhoca

Além de dor e sofrimento, a Covid-19 que já matou mais de 80.000 pessoas no Brasil, escancarou ao mundo que o nosso País tem cerca de 65 milhões de famílias, que vivem abaixo da linha da pobreza. E essa cruel realidade, que muito bem poderia ter sido erradicada, ou minimizada, nos governos passados, fez com que o Governo Bolsonaro, pela indiscutível capacidade e competência do Ministro Paulo Guedes mudasse de rumo, o que naturalmente irá impactar enormemente na nossa economia.

Ao final d o pagamento emergencial dessas outras novas parcelas, aos mais de 60 milhões de pessoas cadastradas, o Governo Federal, terá injetado mais de R$ 150 bilhões nos lares das pessoas mais carentes. Segundo a Coluna JC Negócios, do talentoso Jornalista do Jornal do Commercio, Fernando Castilho, de quem, absorvemos e repassamos informações importantes e de credibilidade, “terá sido a maior transferência direta de renda num ciclo de apenas cinco parcelas, chegando a 26,3 milhões de lares (38,7%), dos 68 milhões de domicílios existentes no Brasil, segundo um estudo do IBGE, sobre a Covid-19.”

O Presidente Bolsonaro (apesar de algumas decisões equivocadas), têm demonstrado, realmente, sua preocupação com a camada mais sofrida da população brasileira, o que tem incomodado (e muito), os que viviam sugando os cofres da Nação.

E, com ações como essa, o Capitão marca um gol de placa!

Zé Minhoca

Moda feminina e tendências marcantes da estação são os destaques do 'Papo de Moda' desta semana

O quadro Papo de Moda, que é veiculado toda quinta-feira dentro do programa Moda Center no Ar, trouxe esta semana algumas das tendências que estão em alta neste Outono/Inverno/2020, especialmente para quem atua ou pretende investir no segmento de moda feminina. 

No quadro, a influenciadora digital Bruna França (@brunafrancaof) falou sobre mangas bufantes, babados e transparências, detalhes que marcam peças, como vestidos, macacões, t-shirts, entre outras. 

Bruna também falou sobre dois estilos que nunca saem de moda: o Comfy e o Hi-Low. Confira no vídeo:


Malhada do Meio recebe ação de limpeza e restauração de meios-fios em Santa Cruz do Capibaribe

Durante toda semana, o conjunto habitacional Malhada do Meio recebeu uma ação de limpeza e recuperação de meio fio das vias utilizadas para trânsito da localidade. Esta ação é fruto da parceria entre Prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Urbano através da pasta de Serviços Públicos.

O mutirão da limpeza conta com a oferta de serviços como varrição, capinação, recolhimento de metralhas e entulhos e restauração das praças e dos meios-fios. Para isso, foi disponibilizado veículos como retroescavadeira e caminhão-caçamba para ajudar na limpeza e remoção dos entulhos. Cerca de 30 servidores atuam neste mutirão.

O serviço foi iniciado e se estendeu em toda localidade, que conta com mais de 5 mil famílias residindo no conjunto habitacional.

O vice-prefeito Dida de Nan foi conferir de perto e ressaltou o empenho da gestão e elevou os serviços prestados ao bairro. “Estamos vendo que as ações tem chegado na Malhada, e isso é bom, pois mostra que temos cuidado e zelo com os recursos públicos. Em breve teremos inaugurações de creche e escola que vai beneficiar ainda mais esta localidade”, pontuou.

O diretor do departamento de limpeza e retirada de entulhos, Nego Zé, falou sobre a ação. “Estamos pautando nosso cronograma na limpeza e retirada de entulhos melhora a imagem dos bairros do município. Esta ação faz parte do pensamento do prefeito Edson Vieira, que se preocupa com a melhoria da qualidade de vida dos nossos santa-cruzenses”, frisou.

Para as próximas semanas, mais bairros serão alcançados com esta ação que visa criar um calendário semanal dos serviços em cada localidade, contemplando 100% os bairros da cidade.

Hoje, a partir das 7 da noite - Balanço da Live Solidária


Número de beneficiários que recebem o auxílio emergencial reforça a necessidade de criar o Renda Brasil, defende Eduardo da Fonte

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) comentou a pesquisa do IBGE que aponta que 43% dos lares brasileiros recebem algum tipo de benefício social para enfrentar a pandemia. O parlamentar saiu em defesa da criação de um novo programa social de distribuição de renda.

“Essas medidas de enfrentamento da crise foram essenciais para garantir o sustento de milhões de famílias e evitar que o fantasma da fome volte a assombrar o Brasil. Fica claro a necessidade de implantar um programa social permanente de distribuição de renda”, avaliou Eduardo da Fonte.

O número do IBGE revela a importância da continuidade dos programas sociais. Na Câmara dos Deputados, tramitam dois projetos, ambos de autoria de Eduardo da Fonte, que tratam sobre o tema: o PL 3023/20, que cria um programa de distribuição de renda permanente, e o PL 2550/20, que estende o pagamento do auxílio emergencial até o final de dezembro.

Anvisa determina que Ivermectina só poderá ser vendida com receita enquanto durar a pandemia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, em uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (23), que a ivermectina, um antiparasitário, só poderá ser vendido com receita enquanto durar a pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Restrições do tipo já haviam sido aplicadas a outros medicamentos, como a hidroxicloroquina, a cloroquina e a nitazoxanida, um antiparasitário conhecido como Annita. As limitações à aquisição dessas substâncias continuam valendo, também enquanto durar a pandemia.

Os quatro remédios têm sido promovidos, inclusive por médicos, como eficazes contra a Covid-19, mas não há comprovação científica de que eles funcionem contra a doença, seja em casos leves, moderados ou severos.

A procura aumentada pelos medicamentos tem feito com que o preço deles aumente ou que haja falta nas farmácias. A cloroquina e a hidroxicloroquina são usadas para tratar doenças autoimunes, como o lúpus, e alguns tipos de malária. Já a ivermectina, assim como a nitazoxanida, é um antiparasitário.

A restrição vale tanto para as formas puras dos remédios como para medicamentos em que as substâncias aparecem associadas a outras. A resolução só não é válida para medicamentos à base de cloroquina distribuídos em programas públicos governamentais, segundo o texto.

O texto da Anvisa determina que a receita dos medicamentos deverá ser feita em duas vias, e uma delas deverá ficar retida na farmácia. O documento será válido por 30 dias a partir da data da emissão.

As prescrições por cirurgiões-dentistas e médicos veterinários só poderão ser feitas em caso de uso odontológico e veterinário, respectivamente.

Com informações do Globo.com

Tribunal de Justiça de Pernambuco nega pedido de escola do Recife para retomar aulas presenciais

O desembargador Bartolomeu Bueno, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, negou pedido liminar feito por uma escola particular de ensino infantil para voltar imediatamente às atividades escolares de forma presencial.

As aulas presenciais se encontram suspensas atualmente no âmbito estadual e municipal em virtude do Decreto Estadual nº 48.834, de 20 de março de 2020, e do Decreto Municipal n 33.646, de 29 de abril de 2020. Os atos visam combater o avanço da Covid-19 no estado.

No pedido, a escola alega que as atividades escolares ainda se encontram suspensas sem a definição de uma data de retomada pelas autoridades estaduais e municipais; que o fechamento da escola tem gerado diversos prejuízos financeiros decorrentes, principalmente, do cancelamento de matrículas por uma parcela dos alunos, o que, por sua vez, cria dificuldades para custeio das despesas ordinárias e pagamento dos salários dos funcionários.

A escola ainda argumenta que o número de novos casos de Covid–19 se encontra estabilizado em Pernambuco, com redução significativa de mortes pela doença e afirma que já promoveu as adaptações necessárias em sua estrutura física para garantir a volta segura das aulas presenciais.

Ao analisar o caso, o desembargador aborda a situação excepcional vivenciada pelo Brasil e que esse cenário de crise atual tem provocado discussão sobre a repartição de competências entre os entes federativos em relação a assuntos relacionados ao novo coronavírus. "Tal debate chegou ao Supremo Tribunal Federal, que referendou, por meio de medida cautelar do ministro Marco Aurélio, que a União tem competência para dispor mediante decreto, sobre quais são os serviços públicos e atividades essenciais, mas com a preservação da atribuição de cada esfera de governo, nos termos do inciso I do artigo 198 da Constituição. Pela lei, são válidas, portanto, as medidas sanitárias e restritivas adotadas pelos estados e municípios com o objetivo de combater a Covid-19, desde que com fundamento na realidade de sua região", afirma o magistrado.

O magistrado reforça ainda que medidas que afetam crianças e adolescentes, como é o caso de reabertura de escolas, necessitam ser tomadas com cautela. "Apesar de ainda não ter uma data marcada para retomada das aulas presenciais, tanto o estado de Pernambuco quanto o município do Recife têm avançado na implementação de políticas de retorno das atividades na área de educação, como demonstra divulgação recente, em 15 de julho de 2020, do protocolo sanitário setorial, disponível para consulta pública no site da secretaria de educação. Ademais, a divulgação do referido protocolo é um indicador que é de interesse dos gestores públicos que as aulas escolares presenciais sejam retomadas com brevidade, dentro da reserva do possível", conclui o magistrado. 

Com informações da assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco

Valmi Campelo tem encontro com o deputado federal Fernando Rodolfo

Deputado federal de primeiro mandato, o jovem Fernando Rodolfo esteve em Santa Cruz do Capibaribe nesta quinta-feira, dia 24. O parlamentar foi recepcionado pelo empresário santa-cruzense Robson Ferreira e por lideranças de outras cidades da região do Polo de Confecções. 

Dentre as lideranças que estiveram com Fernando Rodolfo, destaque para o brejense Valmi Campelo. Filiado ao PP, Valmi defende a renovação da política e o fortalecimento da Direita do Polo de Confecções. “Fico muito feliz em ter essa oportunidade de estar com o deputado Fernando Rodolfo, um político jovem, que vive o seu primeiro mandato, mas que já deixou claro que tem o desejo de trabalhar por Pernambuco e, é claro, por nossa região”, disse Valmi ao editor do Blog do César Mello. 

“A busca por recursos federais é essencial para o crescimento da região, já que conhecemos a difícil situação enfrentada pela maioria das Prefeituras do nosso Estado. O compromisso de um deputado federal e a dedicação das lideranças locais são essenciais para a nova política, defendida por mim e por todos que acreditam em dias melhores para o nosso povo”, falou Valmi, que defende o fortalecimento do movimento direitista no Polo de Confecções, “Em 2018 vimos nascer um movimento espontâneo, de engrandecimento da Direita em nossa região, e tenho certeza que ele chagará ainda mais forte, tanto na eleição deste ano, quanto em 2022”.

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe


Saúde em foco - Secretária de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe tem semana de agenda intensa

A secretária de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, Pollyane Siqueira, cumpriu uma extensa agenda de compromissos nesta semana. Destaque para mais uma participação na live semanal promovida pelo prefeito Edson Vieira e entrevistas concedidas a meios de comunicação da Capital das Confecções, onde temas importantes foram abordados e debatidos. 

Live semanal – “Semanalmente, todas as terças-feiras, o prefeito Edson Vieira promove uma live, onde é feita uma verdade prestação de contas sobre as ações de enfrentamento e convívio com a Covid-19. São apresentados os números relativos a doença, como também, são apresentadas as ações que estão sendo postas em prática pela administração, através da Secretaria Municipal de Saúde”, disse Pollyane, que seguiu, “Eu gosto muito dessas lives, pois vejo nelas, a oportunidade de interagir com a população, algo fundamental em um momento de crise como esse que estamos vivendo, em decorrência da Pandemia do Novo Coronavírus”. 

Programa ‘Olhando de Frente’ – “Já nesta quarta, tive a oportunidade de conceder uma entrevista em programa de rádio com um formato, até então, inédito para mim. A ‘Sabatina das Meninas’, do programa ‘Olhando de Frente’, me deu a chance de debater com uma bancada composta por mulheres (a exceção é o apresentador Melqui Lima) temas referentes à nossa saúde pública. Respondi as perguntas das meninas, assim como, as dos ouvintes, em um debate descontraído e muito enriquecedor”. 

Mudança do Hospital de Campanha – Outro tema importante que veio a tona essa semana foi a mudança do Hospital de Campanha, montado para o acolhimento de pacientes diagnosticados com Covid-19 e que necessitam de cuidados específicos. O Hospital foi montado na Escola Municipal Maria do Socorro Florêncio, no bairro Polis Pacas. “Toda a estrutura do Hospital de Campanha será mudada para a sede do CAPS AD, localizado no Loteamento Maria Vieira, onde também funcionará o Centro de Atendimento da Covid. Falta apenas o prefeito definir a data específica, mas tudo deverá acontecer já na segunda quinzena de Agosto”, disse Pollyane.

Polo de Confecções segue de fora - Governo estende horário de shoppings e amplia capacidade de atendimento do comércio

Boa notícia para quem esperava por mais flexibilidade nos horários e maior possibilidade de fluxo de clientes no comércio local. Durante coletiva realizada ontem, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, anunciou mudanças a partir da próxima segunda (27), como a autorização do dobro da capacidade de atendimento do comércio varejista dentro das lojas. No caso dos shoppings, o fluxo permitido nas áreas comuns, como corredores, não muda. Além disso, nos malls, haverá a ampliação do horário de funcionamento, autorizados a abrir a partir das 10h, mas como o mesmo prazo máximo de fechamento, às 20h. Até então, eles podiam funcionar em dois horários alternativas: 11h às 19h ou 12h às 20h. 

A partir de segunda (27), haverá a possibilidade de um cliente circulando para cada 10 metros quadrados de área de loja. Antes, era um para cada 20. Nos pátios e corredores dos shoppings, já havia autorização para circulação de 1 para 10 metros quadrados. “O objetivo, neste caso, é distribuir melhor a chegada nestes estabelecimentos agora que temos academia e serviços de alimentação. De toda forma, vamos seguir avaliando dados da saúde e o comportamento dos estabelecimentos para, até o final de semana, anunciarmos em que etapa do nosso plano cada região do estado vai se enquadrar a partir de segunda (27)”, explica o secretário Bruno Schwambach

O que não mudou foram os protocolos quanto ao uso obrigatório de máscaras e o controle da administração quanto ao acesso às áreas comuns. Continuam suspensos, ainda, funcionamento dos serviços voltados à recreação, como cinemas, parques e similares. Segundo a Associação Pernambucana de Shoppings Centers (Apesce), os malls do estado contam com 3.100 lojas, considerando as grandes e pequenas, e geram 60 mil empregos diretos, chegando a 250 mil postos de trabalho indiretos. Para o presidente da Associação, Paulo Carneiro, as novidades significam um avanço importante para a recuperação econômica dos lojistas. 

Bruno Schwambach informou, contudo, que, apesar destes avanços, o cenário fiscal ainda é complexo. “O isolamento fez com que houvesse queda na atividade econômica, consequentemente na arrecadação. Houve, também, aumento nas despesas dos investimentos necessários para montar todos os equipamentos de saúde. A partir do momento em que se consegue flexibilizar a volta gradual das atividades econômicas já percebemos a melhoria quanto a isto dentro do que chamamos de novo normal. Ainda precisamos, portanto, colocar atividades para funcionar gradualmente pois não temos o mesmo volume de movimento de antes da pandemia”, analisou.

Polo de Confecções do Agreste - Municípios do Agreste como Caruaru e Bezerros avançaram duas etapas na semana passada. Com isso, muitos comerciantes voltaram a atuar nestas regiões. A previsão é que o polo de confecções, com suas atividades, volte efetivamente na etapa 7. Enquanto isso, o secretário afirmou que vem travando diálogos com prefeituras, associações, comerciantes e feirantes para determinar os protocolos do retorno. “Trata-se de uma atividade econômica muito importante, geradora de emprego e renda, mas que também traz muita aglomeração em dias específicos da semana, o que traz risco relativamente grande para a saúde. Por isso, que é preciso estabelecer protocolos eficazes e que o comportamento da pandemia tenha acomodação e queda consistentes”, adiantou.

O secretário lembrou, ainda, que nesta semana completam-se 50 dias de início do plano de convivência das atividades econômicas, no dia 1 de junho. “Entramos, no dia 20 de julho, em operação da etapa 6 em gerências regionais de saúde na RMR e Zona da Mata, com as cidades-sedes de Recife, Goiana, Palmares e Limoeiro, com a volta de segmentos importantes como alimentação e academia de ginástica. É importante, entretanto, que todos sigam os protocolos estabelecidos para que possamos continuar a volta às atividades de forma gradual, mas efetiva, sempre avançando no plano”, afirmou.

Com informações do Diário de Pernambuco

quinta-feira, 23 de julho de 2020

Com direito a música ao vivo - Dr. Nanau conversa sobre os desafios e as perspectivas do setor cultural com Dida de Nan e Alberto Grilo

Diante da pandemia do novo Coronavírus houve um crescimento das transmissões ao vivo, através das plataformas digitais. Em Santa Cruz do Capibaribe não é diferente. O vereador Dr. Nanau (PSDB) tem utilizado desse recurso para se comunicar com a população por meio de lives transmitidas pelo seu perfil no Facebook. 

Na noite desta quarta-feira (22), o vereador conversou com o gestor de Cultura de Santa Cruz do Capibaribe, Alberto Grilo e com o vice-prefeito Dida de Nan sobre os desafios que o setor cultural vem enfrentando e as perspectivas do pós-pandemia. 

De acordo com Dr. Nanau, pelo fato de ser um dos setores mais atingidos pela pandemia, é necessário um olhar mais cauteloso com os profissionais da área. “Muitos artistas estão passando por dificuldade em decorrência do cenário atual, com eventos sendo cancelados, a exemplo do São João que aquece a economia e ajuda a gerar emprego e renda. Diante disso, é importante debater o assunto e assim poder contribuir para que essas pessoas acreditem que teremos dias melhores”, afirmou o vereador. 

Para Dida de Nan, foi uma satisfação poder participar da conversa, com informações de qualidade ao lado de Dr. Nanau e Alberto Grilo. Ele frisou ainda que aproveitou para matar um pouco da saudade de cantar e tocar sanfona. 

Segundo Alberto Grilo, é fundamental sempre debater sobre cultura. Cultura é lazer, é entretenimento. Nessa pandemia houve um aumento de quase 400% na procura por cursos artísticos na internet, e isso mostra que as pessoas além de consumir cultura também tentam fazer parte diretamente dela.

Clube de benefícios Auto Planos