Os jogos olímpicos de Paris terminaram domingo (11), mas o esporte continua dando alegrias para o Brasil e, em especial, para Pernambuco. O caruaruense Gustavo Libório, aluno do Colégio GGE, conquistou o topo do pódio neste fim de semana em Cancún, no México, ao participar da Competição Sul Americana de Karatê. O êxito na competição internacional se soma a coleção de cerca de 70 medalhas já conquistadas pelo pernambucano de 15 anos, que inclui títulos estaduais, regionais e nacionais, entre eles o de campeão brasileiro no ano passado.
Integrante da Seleção Brasileira de Karatê há três anos, o karateca começou a treinar a modalidade com apenas dois anos. Aluno do primeiro ano do Ensino Médio do GGE Caruaru, ele é integrante do Programa Esportivo da instituição de ensino e concilia os treinos e a participação em campeonatos com os estudos para ingressar na graduação em Medicina. “Eu me sinto muito satisfeito. Afinal, após três anos de seleção, essa é a minha primeira medalha de ouro em um campeonato internacional. Eu pretendo continuar a carreira até quando eu conseguir conciliar com os estudos, pois tenho o objetivo de me tornar médico, quando adulto”, comemora o atleta.
Com a rotina puxada para atingir sua melhor performance como aluno e atleta, Gustavo destaca que o esporte tem um objetivo maior do que a conquista de medalhas. “Além da questão da saúde, que também é muito relevante, ele nos ensina a correr atrás das nossas metas e a estar sempre em busca da nossa melhor versão”. O estudante ressalta também o papel do colégio na sua trajetória, desde a prática do karatê na infância até a busca pela aprovação no curso de Medicina. “Graças ao Colégio GGE, tenho todo o apoio em relação aos estudos, afinal, se não fosse por eles, eu nem viajaria”, afirma.
Professor de Educação Física e coordenador do Programa Esportivo do GGE, Davy Daher explica que o incentivo acontece, diariamente, nas oito unidades da instituição de ensino - Boa Viagem, Paissandu, Aldeia, Benfica, Parnamirim, Caruaru, Petrolina e João Pessoa. “Nosso Programa Esportivo funciona todos os dias da semana, com diversas modalidades, e nossas aulas de Educação Física buscam sempre enfatizar a importância da atividade esportiva. Além dos benefícios físicos, não podemos esquecer do grande ganho social a partir das relações estabelecidas nas práticas, bem como, os emocionais e morais, através das experiências e valores trabalhados”, defende o docente.
O educador enfatiza ainda que escolher a modalidade que atende o gosto e às necessidades do aluno é o primeiro passo para que ele colha os benefícios do esporte dentro e fora do ambiente escolar. “A melhor forma dos pais descobrirem qual a atividade ideal para o seu filho é conversando com ele, sem dúvidas. Se já existe um interesse específico, será a opção certa. Caso não tenha, é necessário experimentar alguns tipos para encontrar algo que desperte a escolha. Não só na infância, mas durante toda a vida, é indispensável praticar algum exercício, e fazer algo que gostamos é a maneira correta de tornar essa prática um hábito duradouro”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário