quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Debate político ‘invade’ meio digital e redes sociais


Podemos dizer que a eleição municipal deste ano está sendo disputada em dois campos: o real e o virtual. Candidatos a candidatas de todo o país têm dividido suas atenções, com a elaboração e execução de estratégias, tanto nas ruas de seus municípios, quanto em seus perfis de redes sociais. Os tradicionais movimentos de ‘porta a porta’, já dividem espaço com lives e podcasts, que em algumas cidades têm sido usados massivamente.

Dada a nova realidade, aqueles que são habituados com o uso de redes sociais, inegavelmente partem na frente. É notório que alguns candidatos se sentem muito a vontade na frente das câmeras, outros, no entanto, são praticamente ‘forçados’ a produzirem conteúdos.

Em Pernambuco temos alguns exemplos de políticos que compartilham seu dia-a-dia com seus seguidores. Para eles, a migração da campanha politica para as redes sociais aconteceu de forma tranquila e orgânica, sem forçação de barra e sem perca de tempo.

O maior exemplo que temos, sem sombra de dúvidas, é o prefeito de Recife, João Campos. Somente em seu perfil no Instagram, João tem mais de 2 milhões e meio de seguidores, que ele mantém fieis aos conteúdos produzidos por ele diariamente. João não apenas produz vídeos, mas também interage constantemente com seus seguidores, criando a imagem de intimidade e proximidade com todos eles. Sua presença física, claro, é essencial para o sucesso do seu projeto político, mas com a imagem amplamente divulgada e massificada, ele torna-se uma figura intima da população recifense.

Em Santa Cruz do Capibaribe, o prefeito Fábio Aragão é visto como outro fenômeno político/digital. De forma leve, ele leva aos seus seguidores passagens de sua rotina, seja como gestor, ou mesmo no cotidiano com filhos, esposa e amigos. Fábio é sim, um baita exemplo de político que migrou de forma competente, orgânica e eficaz para os meios digitais. A audiência dos seus vídeos, a taxa de engajamento e a forma como os mesmos repercutem, mostram que ele está no caminho certo, fazendo a coisa certa, da maneira correta.

Em comum, Fábio e João enfrentam adversários políticos que os taxam de ‘blogueirinhos’. Esses mesmos adversários tropeçam na tentativa de mostrarem intimidade com o grande público digital. Não à toa, tanto o prefeito de Recife, quanto o de Santa Cruz do Capibaribe gozam de expressivos índices de aprovação popular, deixando claro que o trabalho bem feito nas mídias digitais, amparo por gestões competentes, transborda para a população, que consequentemente, apoia de forma massiva os seus respectivos projetos políticos/eleitorais.

À título de informação, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão, anunciou no último dia 10 de junho que não disputará a reeleição em outubro deste ano. Fábio apoia a candidatura do seu vice-prefeito, Helinho Aragão.

Do Blog do Alberes Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário