terça-feira, 7 de maio de 2024

Saúde em foco - Nutricionista destaca alimentos que ajudam a combater a anemia


Palidez, cansaço e fraqueza são alguns sintomas gerados pela deficiência de ferro no sangue, conhecida como anemia ferropriva. Ela é caracterizada pela redução de hemoglobina e hemácias, células sanguíneas encarregadas de transportar oxigênio pelo corpo. Há também a anemia falciforme, uma doença de ordem genética que causa anormalidades nos glóbulos vermelhos. Alguns dos principais causadores da anemia estão associados a perda de sangue, que pode ser decorrente de hemorragia menstrual, distúrbios de má absorção, como em casos de doenças celíacas, dietas alimentares inadequadas, dentre outros.

Para diagnosticar a doença é importante realização de exame de sangue, já em outros casos, ocasionalmente, é feito o exame de medula óssea. Contudo, para além da ida ao hospital, é importante o consumo de alimentos adequados, que serão prescritos pelo profissional de saúde, alimentos ricos em ferro, informa a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Alyne Nunes. “Os principais alimentos ricos em ferro são as carnes em geral, como as vermelhas, frango, peixes e crustáceos, gema de ovo, feijão e outras leguminosas e os vegetais verde escuros”.

Para além da alimentação, em certas situações, a recomendação são os Suplementos de ferro que deverão ser ingeridos por via oral. “Caso haja necessidade pode ser realizada a suplementação de ferro”, destaca Alyne. Embora muitas vezes o indivíduo deixe para buscar a ajuda quando o caso já está mais grave, o indicado e apropriado é ao primeiro sinal, buscar ajuda médica, desta forma, evitará que se agrave a anemia, além de conseguir a cura com mais brevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário