quarta-feira, 26 de março de 2025

STF forma maioria para tornar Bolsonaro e mais 7 reús por tentativa de golpe de estado


A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao segundo dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete pessoas por envolvimento em um suposto plano de golpe de Estado.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, foi o primeiro a votar e afirmou que a Procuradoria-Geral da República (PGR), nos termos do artigo 41 do Código de Processo Penal, “descreveu satisfatoriamente os fatos típicos e ilícitos com todas as suas circunstâncias, dando aos acusados o amplo conhecimento dos motivos”.

O segundo a proferir o voto foi o ministro Flávio Dino, que seguiu o voto do relator destacando a presença de violência e grave ameaça no caso. “Se havia, como de fato havia, no conjunto de atos, a presença de integrantes das Forças Armadas e policiais, não há dúvidas: eles estavam armados”.

O terceiro voto foi do ministro Luiz Fux, que afirmou que o relator Alexandre de Moraes demonstrou a materialidade da denúncia ao apresentar um vídeo com cenas do 8/1 e outros momentos, votando favorável ao acolhimento da denúncia e formando a maioria.

Pela ordem, ainda votarão Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Caso eles votem pela procedência da denúncia da PGR, os acusados se tornam oficialmente réus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário