terça-feira, 22 de julho de 2025

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco participa de reunião da Diretoria da Acic


A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) recebeu, nesta quinta-feira (17), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, como convidado da sua reunião semanal de Diretoria. Representando o Governo do Estado, o gestor respondeu a perguntas dos empresários sobre os distritos industriais, incluindo o quarto distrito, que é voltado para o setor têxtil, e sobre as obras de requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira.

O presidente da Acic, Cláuston Pacas, destacou a contribuição do setor produtivo para o desenvolvimento do interior do estado e a importância do fortalecimento das relações institucionais para a melhoria do ambiente de negócios. “Ficamos felizes em receber o secretário estadual Guilherme Cavalcanti, que foi bastante objetivo e transparente em suas respostas. Por vir do setor privado, ele demonstra sensibilidade e compreensão das demandas da classe empresarial, e isso faz muita diferença para que as pautas avancem", afirmou.

Cavalcanti ressaltou o empenho da gestão estadual em desburocratizar processos e incentivar a autonomia dos setores produtivos. “Temos retomado obras importantes e projetos de grande porte, mas, acima de tudo, estamos transferindo o poder de realização para a ponta, fortalecendo parcerias com associações locais e apoiando o setor empresarial. Nosso foco é eliminar entraves, melhorar o serviço público e facilitar a ação de quem realmente faz a economia girar", disse.

O conselheiro da Acic, Andrerson Porto, questionou o secretário sobre o andamento do projeto para a criação de um Distrito Regional entre as cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. “Foi anunciada, recentemente, a criação de um novo distrito industrial, porém voltado exclusivamente ao setor têxtil. Considerando a importância desse tipo de equipamento, como vemos com os três distritos industriais já existentes na cidade, que geram milhões em empregos, deixo registrado o apelo para que seja estudada a viabilidade de um novo espaço, diante da escassez de terrenos”, pontuou.

O secretário informou que os estudos para a implantação de um novo distrito ao longo da BR-104 estão em andamento e reforçou: “O Distrito 3 ainda possui áreas disponíveis, e seu desenvolvimento deve ser impulsionado com a ativação do Aeroporto Oscar Laranjeira, que está recebendo investimentos significativos. Cabe ao Estado preparar a infraestrutura e garantir uma nova área de grande porte para atender essa futura demanda”, explicou.

Sobre o aeroporto, o vice-presidente da Acic, Ascânio França, abordou a relevância do equipamento para a economia do Agreste e questionou sobre os resultados esperados após as obras. “A ausência de um aeroporto em funcionamento tem sido um empecilho para o desenvolvimento de Caruaru. A ponte aérea Caruaru-Recife representa um desperdício de energia e logística. Além disso, a falta dessa estrutura dificulta a realização de eventos, a atração de empresários e o fortalecimento do centro logístico local”, destacou.

Cavalcanti respondeu que o Aeroporto Oscar Laranjeira deve seguir o modelo de aeroportos regionais. “Para entender o que será o aeroporto de Caruaru, basta observar o exemplo de outras cidades do Sul e Sudeste, que têm aeroportos regionais próximos às capitais e conectados a grandes hubs, como São Paulo. Assim também será aqui. Os estudos preveem voos regulares que facilitem o transporte de cargas e passageiros. Além da mobilidade, há potencial para centrais logísticas de entregas rápidas e integração com setores", explicou.

O diretor da Acic, Paulo César Valeriano, comentou ainda sobre a criação do quarto Distrito Industrial, voltado ao setor têxtil, e ressaltou a relevância econômica do segmento para Pernambuco, que supera os setores de alimentos e farmacêutico em movimentação. O secretário concluiu: “reconhecemos plenamente a importância do projeto, embora não esteja sendo conduzido diretamente pelo Governo do Estado. Ele é de grande relevância para o desenvolvimento regional, está sendo liderado pelo município e já se encontra na fase de elaboração”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário