segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Jovens do Sertão e Agreste vão representar Pernambuco na etapa nacional do programa Jovens Líderes do Agro


Dois talentos do agro pernambucano vão representar o Estado na etapa nacional do CNA Jovem – Jovens Líderes do Agro, 6ª edição, programa de desenvolvimento de lideranças promovido pelo Sistema CNA/Senar. Após se destacarem na etapa estadual do programa, do CNA Jovem Pernambuco, promovido pelo Senar-PE, os participantes Matheus Andrade, de Arcoverde, e Ariane Lima, de Sanharó, foram selecionados para integrar o grupo que disputará a fase nacional do programa.

Formado em Zootecnia pela UFRPE-UAST, mestre e doutorando em Zootecnia pela UFRPE, Matheus Andrade representa a força da juventude acadêmica voltada para o desenvolvimento sustentável do agro. Seu desafio foi propor soluções para integrar o uso sustentável da água no Sertão pernambucano. A iniciativa apresentada, chamada Rede FluiSertão, busca articular uma rede colaborativa que conecta água, produção e mercado, fortalecendo a ovinocaprinocultura e contribuindo para a geração de renda e segurança hídrica na região.

Por sua vez, a jovem Ariane Lima, extensionista rural, técnica em Agropecuária e egressa do IFPE – Campus Belo Jardim, trouxe para o programa uma proposta voltada ao engajamento da juventude. Seu desafio buscou mobilizar jovens em espaços de construção coletiva para transformar a realidade hídrica do semiárido.

A iniciativa, chamada Caminhos de Aprender – Programa Itinerante de Educação do Campo, pretende levar conhecimento, diálogo e protagonismo juvenil às comunidades, promovendo novas formas de convivência com a seca e despertando lideranças para o futuro.

Raquel Lyra salta 10 pontos em nova pesquisa Simplex e confirma tendência de crescimento


Divulgada nesta segunda-feira (6), a pesquisa Simplex/CBN traz movimentações expressivas no tabuleiro eleitoral. A governadora Raquel Lyra (PSD) saltou de 19,3% em fevereiro para 29,3% das intenções de voto, um crescimento de 10 pontos percentuais em apenas 8 meses, com uma curva de evolução constante nos levantamentos passados. Já o prefeito do Recife, João Campos, que chegou ao patamar de 56,3%, caiu e está agora com 43,3%. Eduardo Moura (Novo) aparece com 5% e Ivan Moraes (PSOL) com 2,3%, consagrando o cenário de polarização entre dois nomes no próximo pleito eleitoral.

A diferença percentual entre os dois principais nomes, que chegou a superar os 30%, agora está no patamar de 14%, cenário que tende a se igualar ainda mais nos próximos meses, quando a pré-campanha chegar com força total.

Mesmo focada nas entregas para o Estado, a governadora Raquel Lyra já tem colecionado apoios em diversos municípios. No PSD, foram eleitos diretamente pela legenda 20 prefeitos e prefeitos. Com o apoio direto aos municípios e ritmo frequente de entregas, a adesão saltou para mais de 70 filiados à legenda em pouco menos de um ano. O clima nos bastidores é de que o partido deverá atingir, em breve, a marca de 80 gestores municipais.

A diferença percentual entre os dois principais nomes, que chegou a superar os 30%, agora está no patamar de 14%, cenário que tende a se igualar ainda mais nos próximos meses, quando a pré-campanha chegar com força total.

Um fator importante a se considerar é que João Campos participou recentemente das eleições municipais de 2024, e já caiu em campo, antecipando a campanha para 2026. A gestora segue focada nos compromissos institucionais, mas quando mergulhar na política, deve ter um crescimento ainda mais acentuado.

O levantamento foi realizado em 139 municípios pernambucanos entre os dias 3 e 4 de outubro, onde foram escutados 1.066 eleitores por telefone. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com 95% de confiança.

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

IPTU em dia dá PRÊMIOS 2025


Governo de Pernambuco é premiado no 29º Concurso de Inovação no Setor Público 2025


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), ficou em 1º lugar no 29º Concurso de Inovação no Setor Público 2025, na categoria Inovação em Compras Públicas Sustentáveis, resultado obtido pela escolha da banca julgadora especializada e consagrado por meio do voto popular. O Poder Executivo Estadual foi reconhecido por ter efetivado uma parceria público-privada para abastecer 52 prédios públicos a partir de uma matriz energética limpa. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira (02), em Brasília.

Promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o 29º Concurso de Inovação no Setor Público 2025 tem o objetivo de reconhecer iniciativas inovadoras realizadas pelo setor público em todo o Brasil. O Governo de Pernambuco implantou um contrato de parceria público-privada para o abastecimento de 52 prédios públicos, em 17 municípios, migrando do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Por meio dessa iniciativa, o Poder Executivo Estadual passou a abastecer unidades consumidoras de média tensão a partir de uma matriz energética sustentável. “A implantação desse contrato trouxe uma economia real de R$ 24,2 milhões entre junho de 2023 e março de 2025. Essa migração para o ACL também significa sustentabilidade, visto que está de acordo com o Plano de Descarbonização do Estado de Pernambuco e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº7 da ONU”, comemorou o secretário executivo de Administração e Patrimônio, Anselmo Carvalho.

A economia real de R$ 24,2 milhões, alcançada com a migração para o ACL, é viabilizada em razão de o Estado ter deixado de comprar energia de distribuidora no preço fixado, passando a escolher o fornecedor e negociar o melhor valor. Já a redução da emissão de 8,1t de CO₂e, alcançada pelo Governo do Estado entre junho de 2023 e março de 2025, evita a liberação de gases que aumentam o efeito estufa e o aquecimento global. Por meio desses resultados, o Poder Executivo Estadual contribui para proteger o meio ambiente, combater as mudanças climáticas e promover um planeta mais saudável para a população.

Usina fotovoltaica – A próxima etapa dessa iniciativa pioneira do Governo de Pernambuco, por meio da SAD, é o abastecimento desses prédios públicos através de uma usina de energia solar de grande porte (68 megawatts-pico) que será inaugurada em breve, no município de Salgueiro, e suprirá a Administração Estadual por 28 anos. Isso gerará ainda mais economia, pois o Governo de PE se tornará autoprodutor. Ao final desse prazo, ela será incorporada ao patrimônio público.